🔒 exclusivo assinantes

FOTOS: confira as personalidades políticas nacionais que frequentaram o Restaurante Augusto

Os saudosos ou que não sabem a história do Restaurante Augusto terão a oportunidade, na tarde deste sábado (24), de relembrar ou conhecer fatos marcantes de um dos redutos gastronômicos mais tradicionais de Santa Maria e que servia um famoso galeto. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com uma atuação por meio século, o estabelecimento tem uma história, iniciada em maio de 68, que se confunde com a da Cidade Cultura. E é contada no livro Restaurante Augusto: histórias de uma Santa Maria que não existe mais, de Sávio Augusto Werlang. A partir das 15h, ele participará de um bate-papo e, ao mesmo tempo, fará uma sessão de autógrafos no Arquivo Histórico Municipal, fonte de pesquisa que embasou parte da obra.

As 120 páginas são recheadas de boas e até inusitadas histórias que se entrelaçam com as memórias de Santa Maria. O Restaurante Augusto fechou suas portas em janeiro de 2019, após a morte em um acidente de motocicleta, em outubro de 2018, de um dos proprietários do ponto, Marco Antonio Fank, o grande anfitrião depois do falecimento do sogro, o seu Augusto, alma do local. O livro foi escrito, na verdade, por um fã do estabelecimento. 

“Era o restaurante que meus pais me levavam quando eu era criança”, conta o autor, que frequentou o local até seu fechamento. O restaurante “é o fio condutor” da história da cidade. “Está em todos os elementos”, completa Sávio. Além disso, ressalta ele, é uma homenagem à família proprietária do estabelecimento, até para “que compreendesse a dimensão do que fizeram”, referindo-se à importância do Augusto para Santa Maria.
Com a autorização dos donos, ele acessou o restaurante, localizado na Rua Floriano Peixoto, e deparou com um vasto acervo intacto, que Sávio está, cuidadosamente, digitalizando para preservar as memórias de um reduto rico não só pela qualidade e singular gastronomia, mas também por fatos históricos – protagonizados por personalidades que sentaram às mesas do Augusto, fizeram reuniões, articulações e, claro, degustaram o galeto. Na lista, estavam políticos, intelectuais e artistas.

Brizola e o galeto
Devido “ao momento conturbado” de polarização no país, o autor do livro evitou dar ênfase e trazer registros de políticos. Só destacou um deles pelo seu grande apreço ao galeto. Trata-se de Leonel Brizola, que morreu em junho de 2004. Governador do Rio de Janeiro, o trabalhista costumava encomendar antes o galeto para levar em caixa de isopor durante passagens pelo Estado natal. Também já falecido, o ex-vereador Antoninho Costa era o encarregado de cuidar da encomenda.
“Brizola era muito fã do galeto do Augusto e, sempre que passava pela cidade, era visto por lá, degustando a iguaria. Em certa ocasião, nosso personagem histórico, em uma passagem rápida por Santa Maria, solicitou ao correligionário Antoninho Costa que buscasse um galeto no Augusto, para consumir no avião. Brizola, ainda nas primeiras garfadas, reclamou do sabor: ‘esse galeto não está igual’. Antoninho, na pressa ou por descuido, acabara comprando o galeto no rival”, narra um trecho do livro.
Além de Brizola, o hoje presidente Lula, o ex-deputado Ulysses Guimarães, o ex-deputado e ex-senador Luiz Carlos Prestes, os ex-governadores Ciro Gomes, Antonio Britto e Pedro Simon frequentaram o tradicional reduto gastronômico. Já de artistas, Rita Lee, Milton Nascimento, Ed Motta e a atriz Camila Pitanga, entre outros, bateram ponto no estabelecimento em passagens por Santa Maria.
Quem quiser saber mais da história do restaurante, é só comparecer no Arquivo Municipal. O evento faz parte das comemorações dos 167 anos da cidade e é promovido pela Secretaria de Cultura e pela Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal.


Programe-se

  • Bate-papo e sessão de autógrafos com Sávio Augusto Werlang, autor do livro Restaurante Augusto: histórias de uma Santa Maria que não existe mais
  • A atividade ocorrerá na tarde de sábado, a partir das 15h, no Arquivo Histórico Municipal (Salão de Eventos no 2º andar), localizado na Rua Appel, 900
  • A entrada é gratuita
  • O livro pode ser adquirido no local ao valor de R$ 60 ou poderá ser solicitado via Instagram @restauranteaugustosm


Confira as fotos:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frente da retomada do Carnaval se reunirá com o prefeito Rodrigo Decimo nesta quarta Anterior

Frente da retomada do Carnaval se reunirá com o prefeito Rodrigo Decimo nesta quarta

Fim da reeleição deve ser votado na próxima semana pelo Senado Próximo

Fim da reeleição deve ser votado na próxima semana pelo Senado

Jaqueline Silveira